quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Abutre em desassossego...


Tenho pena de ti, meu amor,
trocaste a liberdade por um pedaço de plástico...
um cartão,
um obscuro e amorfo ramo de árvore,
vendeste a felicidade ao diabo,
como se habitasses no interior de uma matriz composta,
insensível...
abraças-te à equação metafisica sem solução
que deambula na ardósia do teu olhar,
disfarçada de abutre em desassossego...
passeias-te pelas avenidas mais chiques de Lisboa,
e no entanto... és tão pobre, e no entanto... és tão imbecil,
como o pavimento nojento dos porcos em revolta...
há dias de “merda”,
dias em que até a lua nos “fode”,
noites tranquilas...
e noites inquietas,
e no entanto... és tão pobre, e no entanto... és tão imbecil,
tenho pena de ti, meu amor,
quando não quero amor,
quando não quero paixões de areia
e marés sem marinheiros,
tenho pena de ti...
e percebo que as palavras são um jogo desonesto,
sem saída, nojentas...
a janela quebrada
ou a pedra no charco da miséria...
tenho pena,
de ti,
meu amor!



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Quinta-feira, 13 de Novembro de 2014

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O caixão da insónia


As máquinas enraivecidas
como vozes sem dono vagueando no areal
o sexo morre quando regressa a preia-mar e levita o caixão da insónia
um pequeno soluço
uma fina película de vento poisa sobre o corpo dela
e não existem gaivotas nas proximidades
a cortina nocturna do desejo... desce ao silêncio corpo fervilhando
dás-me a mão
e em finíssimos esqueletos de palha voando em direcção ao cinzento telhado de xisto
alcançamos o beijo
desenhado
decalcado nos teus lábios em flor,
as máquinas não sentem nem sabem o significado do “AMOR”
e tal como eu
um exército de máquinas desconhece o significado do “AMOR...
queria ser um barco passeando pela cidade adormecida
deitar-me quando todos acordam...
e acordar quando todos se deitam
levemente e aos poucos
alicerçar-me à minha cama desgovernada
sem nome
sem nada...
queria ser um barco... um barco em papel descolorido
amargo
sofrido
um barco simples
mais simples do que o “AMOR” das máquinas e do exército de máquinas...



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Quarta-feira, 12 de Novembro de 2014

terça-feira, 11 de novembro de 2014

a bala sem mão


a espingarda de pau em sentido
o homem alicerçado a ela...
treme de frio
e tomba no chão ácido do íngreme tesão do luar
as estrelas são esferas de papel
mergulhadas em clítoris envenenados
a espingarda embriagada
grita
constrói espirros de chocolate
e soluça
como uma louca cidade
que deambula entre carris inanimados
e comboios drogados

a espingarda dispara um pequeno silêncio
que acorda o homem que habita o chão ácido do íngreme tesão do luar
e o homem sem o saber...
acredita na liberdade...



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Terça-feira, 11 de Novembro de 2014

A noite do nada


A noite é um finíssimo fio de sémen
em decomposição,
ele se move no teu corpo
como um falso esqueleto de chapa,
a noite não tem fim,
a noite às vezes... é chata,
como o amor... um fluxo de iões suspensos nos teus seios de cartão,
a noite se mata,
e alicerça aos abutres nocturnos sem esperança,
ainda a noite é uma criança...
e eu... e eu em desespero,
como o vilão da ruela sem saída,
perdido na cidade do desassossego,
escrevo aos barcos sem regresso as palavras de morrer,
a noite quando é comida num vão de escada,
como uma mulher sonâmbula,
como uma mulher não amada,
a noite é um finíssimo fio de sémen
em rotação,
ela não sabe que há no meu corpo farrapos...
não catalogados
esquecidos numa qualquer esplanada,
a noite não é nada...
a noite apenas se diverte como um poeta que espera a madrugada.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Terça-feira, 11 de Novembro de 2014

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O poema do Foda-se...


Foda-se esta vida de morrer,
foda-se a loucura e o saber,
foda-se a poesia e a literatura,
foda-se o silêncio
e a Primavera
e a escravatura,
foda-se o meu corpo embalsamado,
foda-se o cansaço,
a rua deserta e sem transeunte embriagado,
fodam-se os barcos,
as caravelas
e os cavalos de aço.


Francisco Luís Fontinha – Alijó
segunda-feira, 10 de Novembro de 2014

Vibração


Meninos
meninas
senhoras e senhores...
o grandioso espectáculo vai começar,
malabaristas,
trapezistas...
cobras amestradas e homens de vidro,
canções, poesia e melódicas palavras...
(em tesão)
grandioso espectáculo...
bonecos em barro,
borboletas em papel rebuçado,
loucos, loucas e vampiros em chocolate,
casas sem janelas,
moças donzelas...
e...
e... e... e gaivotas em porcelana,
hoje,
só hoje...
o grandioso espectáculo da neblina matinal,
oito,
apenas oito bilhetes para o inferno...
o espectáculo de Inverno,
e as crianças não pagam,
mas... mas também não entram!
em cinco, em quatro, em... um... e zero...
as sete charruas do mendigo,
os três forquilhas da Andorinha,
o palco em vibração,
a cabeça em abraçados cansaços de xadrez,
oito,
três,
o amor que não vê,
nem sabe... que este circo,
circoooooooooooooooooooooooo...
chegou hoje à cidade.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014

Página em branco


É esta página em branco que te acompanhará,
regressarei ao meu destino,
como em menino...
triste por partir,
amanhã vou sorrir...
porque vou zarpar,
os outros que transportam as sílabas de luz no olhar,
serão recordados,
amados,
é esta página em branco que te acompanhará...
como uma casa construída de pálpebras castanhas
e janelas de silêncio,

O Oceano será o meu aconchego,
a minha Pátria,
porque dizem que sou um apátrida,
pois... não nasci em Portugal...
também não sou Angolano,
sou um cidadão filho do mar,
porque os nascidos antes de 11/11/1975... não são Angolanos,
é esta a página em branco que te acompanhará...
sem lágrimas,
não enrugada,
e sempre sorridente,
como a alvorada,



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014

domingo, 9 de novembro de 2014

A morte em seu regressar


A morte em seu regressar
palmilhando aventuras
despedindo a dor e o sofrimento
a morte em seu regressar
das catacumbas da insónia
há nas tuas pálpebras de amêndoa
um poema embebido em lágrimas
há nos teus ossos a sinfonia da partida
a morte... a morte sem melodia
perdes-te na cidade
andas descalço até tombares no chão
como um soldado... como um canhão,

Não gritas
não inventas desculpas para a tua viagem
nada levas
tudo em ti pertence à poeira
e ao cansaço de viver
a morte em seu regressar
entre nocturnos pássaros
e desnudas nuvens de incenso
a morte... a morte da palavra
quando todo o papel arde na tua mão...
e tu... e tu sem nada dizeres
impávido... olhas-te no espelho... e constróis sorrisos de vidro!



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 9 de Novembro de 2014

Desalmado


O amor é uma merda!
Amo
desalmado...
desejo,
não sou desejado,

Leio
escrevo... e fodo
inventado palavras, desenho barcos na tua pele,
e mesmo assim... som infeliz,
ausente,
às vezes para ti...

O amor é uma merda!
Amo
desalmado...
em pedra
como a cinza do teu olhar...

Amo-te, amo-te... E depois?


Francisco Luís Fontinha
Domingo, 9 de Novembro de 2014

sábado, 8 de novembro de 2014

Naftalina madrugada


O teu corpo radiografado por um louco poema
os teus ossos catalogados e encaixotados em pequenos cubos de vidro
a gaivota amar que voa nos teus seios
e não dorme
e...
e o teu corpo radiografado passeando na seara morta
as tuas coxas pinceladas pela mão do louco poema
e... e os teus ossos descendo a calçada do Adeus
pedindo esmola na rua dos muros amarelos
um vulto faz-se à vida
parte o invisível vidro do carro abandonado
e rouba o louco poema sem pronunciar a palavra “obrigado”,

O teu corpo que mergulha na minha mão
em fatiados abutres de madeira prensada
gritam
gritam e não fazem nada...

Há uma estória não terminada
uma canção escrita e guardada nas prateleiras da insónia
o teu corpo que chora
e sonha
e habita na minha memória
morta
como a seara deambulando no silêncio enfeitiçado
os ossos em pó
puro pó virgem...
sofrendo nos canos de uma espingarda
sofrendo...
o cansaço da naftalina madrugada.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sábado, 8 de Novembro de 2014

Barco encalhado na tristeza morta


A tristeza morreu
no vão de escada sem saída
o esqueleto meu
dançando nas palavras sem vida
a tristeza é uma prostituta sem destino
uma cidade esquecida num qualquer subúrbio onde brinca um menino
a tristeza que se alicerça aos braços do barco encalhado
e o rio o acolhe e alimenta
como um filho
como um... como um filho empalhado
ele sorri e canta as canções de amar
a tristeza não sabe que existe uma bandeira oblíqua
uma bandeira com sabor a mar
e um País distante...
o País da saudade
porque a tristeza... porque a tristeza morreu sem vaidade.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sábado, 8 de Novembro de 2014

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Criança desalmada


O fantasma espelhado da tua voz
caminhando na lareira do desejo
um cortinado de luz em direcção ao nada
tristes são as tuas palavras
acorrentadas ao silêncio
o falso destino
as imagens melódicas dos teus lábios
voando no vulcão da saudade
e da cidade regressam a mim os tentáculos espinhos de aço
que se alicerçam no meu peito...
a dor imaginária quando sei que a tua sombra se confunde com a madrugada
ainda por nascer...
criança
criança desalmada
criança flor no jardim em chamas...
o fantasma espelhado...
alimentando todas as sílabas do cabelo invisível
palmilhando montanhas e searas nocturnas
subindo as escadas do sótão sem coração
e embriagado
beijo
o teu
o primeiro...
o último
fim...
fim...
como a vida de um homem nas margens de um rio.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sexta-feira, 7 de Novembro de 2014

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Poema vencido


Sombreados lábios
no pincelado amanhecer
tristes searas de incenso
sem vontade de crescer
imenso Oceano mergulhado na minha mão
concubina solidão vagueando na ruela sem saída
é esta a minha vida?
duzentos e seis ossos sem comida,
oiço os teus seios na escuridão do meu silêncio
brinco sob as mangueiras de um País distante
cheiro o orgasmo do poema vencido
é esta a minha vida?
um emaranhado farrapo esquecido na espingarda do soldado...
um... um cigarro apagado...



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Quinta-feira, 6 de Novembro de 2014

Fugitivo nocturno


Quando as algemas do silêncio poisam no meu finíssimo pulso de fugitivo,
ando em viagem há quarenta e dois anos,
sonhei dentro de um paquete,
que hoje...
hoje apenas sucata,
voei sobre a cidade do beijo,
e...
e do Tejo,
cansei-me dos apeadeiros sem transeuntes,
desertos,
sós... como os pedintes,
só... como o desejo,

Fui vagabundo nocturno,
magala desalinhado,
obstruído nas catacumbas da solidão,
drogado de profissão...
embriagado das sanzalas de granito,
com fotografias para o obscuro corpo de uma bailarina,
quando as algemas do silêncio poisam...
e eu, e eu longínquo como os pássaros em cartão,
dormi na rua,
vagueei pela cidade à procura de nada,
apenas caminhava...
e não acreditava,

E não acreditava na ausência,
e...
e no amor eterno,
amor de “merda”
só a cidade me alimentava...
e acolhia,
apaixonei-me por cacilheiros e marinheiros invisíveis,
fui trapezista junto à Torre de Belém...
e sentava-me no pavimento cansado dos fins de tarde,
imaginava-te num caderno de desenho Cavalinho,
escrevia nas páginas adormecidas do “Doutor Jivago”...
e hoje pertenço às “Almas Mortas” do Nikolai Gogol.




Francisco Luís Fontinha – Alijó
Quinta-feira, 6 de Novembro de 2014

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Rochedos da infância


O vigilante nocturno olha-me e alicerça-se aos meus braços,
sinto-lhe o esqueleto enferrujado a caminhar no meu peito,
ofegante,
alimenta-se dos meus velhos ossos com odor a madrugada sem luar,
peço-lhe um desejo...
e... e nada posso desejar,
o vigilante nocturno é como uma âncora de luz sobre as minhas pálpebras envergonhadas,
que as flores seduz...
e aos jardins oferece poemas,
e... e palavras de amar,
o amor enfurece as árvores sem folhas,
nuas como as gaivotas ao entardecer...

Depois acorda o silêncio vestido de cidade,
e eu sem saber o que fazer,
os comboios saltitam dentro dos carris desalinhados,
os comboios parecem corpos a arder...
há cinzas laminadas de sangue no sonífero poético,
alucinações desorganizadas em grande multidão,
uns que choram,
e outros... e outros que choram por prazer,
e sem perceberem...
há uma placa de zinco onde habita uma ponte,
nunca conheci o seu nome,
nunca vi um sorriso nas suas treliças,

Têm fome as estrelas de papel que brincam no tecto da minha aldeia,
lêem pedaços de nada e alguns cubos de sombra,
escrevem na incandescente memória o álcool sobejante da noite passada...
ressuscitam os outros vigilantes e demais arruaceiros sem gabardina,
e o meu corpo de aço... tomba sobre o ombro de um transeunte desconhecido,
a cidade é uma seara sem espigueiros,
desalojadas enxadas em luta conta a pobreza...
têm fome as estrelas e os planetas,
mendigos travestis correndo montanha abaixo,
e suicidam-se nos rochedos da infância...
triste, triste esta vontade de escrever...
sabendo que nem às pedras pertenço!




Francisco Luís Fontinha – Alijó
Quarta-feira, 5 de Novembro de 2014

terça-feira, 4 de novembro de 2014

As cartas não lidas


Este machimbombo rabugento subindo a calçada,
cá dentro, algumas insignificantes malas sem destino,
uma guitarra,
e um chapéu de palha...
partilhamos os abraços nos cadeirões ensonados,
algures... ouvem-se os pergaminhos nomes das cidades perdidas,
faltam-me os cigarros e os livros que deixei no apeadeiro da solidão,
um lenço de papel chega-me para escrever qualquer coisa parva,
como todas as coisas parvas que faço...
evito abrir os olhos porque do outro lado da rua, uma roda dentada,
sobrevoa as árvores cansadas do Outono,
e este machimbombo que não anda...

E este relógio que não pára...
sufocam-me as tuas palavras de viajante que sobejaram de uma carta não lida,
nunca leio as cartas que me escrevem...
também... deixei de escrever cartas,
porque são apenas pedaços de papel,
com... com falsas sílabas,
e prometidas aventuras,
amo apaixonadamente a noite,
a noite travestida de cinzento alento...
amo as pedras acabadas de tomar banho,
quando em finais de tarde...
acorda o moliceiro... e o meu corpo se transforma em machimbombo rabugento.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Terça-feira, 4 de Novembro de 2014

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tempestade


Pindéricos esqueletos sobrevoando o pólen embriagado
marinheiros raquíticos encostados ao mar salgado
esta vida de sangue entranhada nas mandíbulas da cidade
este vento envergonhado que se enforca nos meus abraços
os sinos da ferrugem engatados numa ruela quadriculada
a tarde que se afunda
e mata
nos estilhaços de uma espingarda
as mulheres procurando carícias debaixo das palmeiras
um poeta encardido
sentado numa cadeira...
e ninguém... e ninguém olha a ponte de nylon com cabeça de xisto,

O poeta enlouquece
e transforma-se em pedacinho de poeira
não escreve porque lhe falta a esplanada de Belém...
cerra hermeticamente os olhos de areia
e... e ninguém...
e ninguém olha a ponte de nylon
que o rio embala nas noites de neblina
os pindéricos esqueletos consumindo vodka falsificado...
os apitos de um drogado
quando os carris de aço desaguam em Cais do Sodré
e o magala desgovernado
tomba... tomba suavemente no pavimento florido,

O céu em chamas dançando nas espinhas do almoço
o guardanapo esbranquiçado poisado sobre o clitóris da esperança
gemem as sílabas nas ruínas que a tua voz devastou
canso-me das marés
e desta cidade sem escala
não encontro o fim do sacrifício
que o poema me obriga...
cambalhotas e palhaços encerrados numa tenda clandestina...
solto-me
e grito
e saltito...
como o encharcado luar no centro da tempestade...



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 3 de Novembro de 2014

Poemas invisíveis


O silêncio me embala nesta jangada de dor
uma espingarda dispara
contra o meu peito
e a bala
não consegue matar-me
o jorro de palavras soltam-se dos meus lábios
prisioneiros
das tardes junto à lareira,

A ribeira
lá longe
camuflada pelas gaivotas sem nome
os barcos se afundam nas tuas pálpebras de enxofre
e os meus dedos se perdem na ardósia da noite...
o silêncio... de dor
uma espingarda em papel
tomba no chão ácido do cansaço,

Finalmente
todas as luzes do teu olhar se evaporam
como um vulcão selvagem
nos seios de uma montanha
há dentro da tua sombra
as cintilações do desejo...
e nas tuas coxas de diamante
perdem-se todos os poemas invisíveis da madrugada.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 3 de Novembro de 2014

domingo, 2 de novembro de 2014

Caverna espelhada


Os corpos incandescentes vivem na caverna espelhada
o amor cessa
porque um olhar se acorrenta às arcadas nocturnas da insónia
os corpos transparentes voam
e não regressam mais...

O difícil é partir
sem regressar
esconder-se nos claustros invisíveis do amanhecer
deixar sobre a mesa-de-cabeceira um simples bilhete...
parto e nunca mais regressarei,

Regressar porquê?
se ninguém notará a minha ausência...!
o amor cessa
e das palavras regressarão os abismos de um Oceano habitado por cadáveres
e em cada cadáver uma flor na lapela...

Os corpos...
fogem das ruas inanimadas com odor a Primavera
o amor cessa
como cessaram todas as andorinhas
e todas as gaivotas que conheci...

A caverna espelhada transpira solidão e embriaguez alicerçada aos barcos de papel
o menino de calções desenha nas sombras do entardecer
corações e triângulos que um adulto qualquer vai fotografar
e mais tarde...
queimar na fogueira do desejo.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 2 de Novembro de 2014

Cubo envidraçado...


Não sabia o que era a saudade
até que os teus braços desfaleceram...
acreditava que nesta maldita cidade
recheada de cães vadios e palavras amorfas
encontraria os teus olhos de alegria
procurei, procurei...
e mal eu sabia
que deixaste de ter olhos
naquela tarde sangrenta
vi no espelho doente de uma qualquer loja
o teu rosto deformado
e as tuas mãos trémulas dançando no vento em alvoroço,
o amor é uma “merda”
a dor
o sofrimento
e a doença...
não sabia o que era a saudade
não sabia o significado de abraço...
segurava-me aos teus cabelos
e sorria como me tinhas ensinado
o coração batia
o corpo... o corpo de mendigo sonolento
se escondia
como os pássaros dentro de um cubo envidraçado...



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 2 de Novembro de 2014