quarta-feira, 23 de outubro de 2013

labirinto corpo de canela

foto de: A&M ART and Photos

tenho uma mão que não me pertence
da vida sobejam-me os sonhos que nunca me pertenceram
e no entanto acreditava na escuridão nocturna
vivo e vivia entre ruas e ruelas como esqueletos de ossos sacrificados ao jantar
vivia pensando que era uma gaivota
e que nos meus braças habitavam cegonhas e pernaltas
barcos e caravelas
portas e janelas

acreditava que estava só
e eu queria
e eu
… eu quero estar só

tenho uma mão que não me pertence
e acariciou o teu labirinto corpo de canela
acredita que vivia
não vivo
caminho somo sonâmbulo nos carris do medo
na paixão do segredo
acreditava e não o estou...
só abandonado triste desalmado e desamado

(acreditava que estava só
e eu queria
e eu
… eu quero estar só)

porque tenho uma mão de perfume que não me pertence
e que nunca me pertenceu
porque tenho um jardim com árvores e arbustos
bancos em madeiras e rapazes traquinas
saltitando
e nos anzóis que a tarde alicerça nas cancelas da maré
acreditava
e não estou só... porque tenho uma mão que não me pertence


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
quarta-feira, 23 de Outubro de 2013

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Janela vaidosa a tua mão quando se entranha em mim

foto de: A&M ART and Photos

Outono, os ossos tombados no pavimento, os braços alicerçados às árvores em movimento, havia cadeiras revestidas a couro, havia uma casa com uma sala de jantar, dentro dessa sala vivia uma mesa e seis cadeiras, e sobre a mesa uma paixão de crochet rendado ainda do tempo da avó Valentina, sentava-me no sofá, sobre os joelhos os dois velhíssimos álbuns fotográficos do pai Fernando, abria-o e
Mergulhavas nas imagens a preto-e-branco das paisagens Africanas, centenas de imagens rodopiando sobre a mesa da sala de jantar, ouvia-se o entrelaçar de dedos entre o capim e o cacimbo, ouviam-se os uivos dos mabecos rasgando sanzalas e musseques, ouvíamos as crateras dos rochedos nos alicerces da montanha, e tínhamos o feitiço da chuva miudinha, que lentamente, suavemente...
Alimentava o teu corpo de roseira, sentíamos
À noite,
Sentíamos as feridas dos sonhos desfeitos quando o mar nos entrava em casa, e tudo cá dentro
Fugia,
A casa ficou vazia, a sala de jantar viu-se rodeada de silvados e arbustos que muito mais tarde e junto ao Tejo, assistiram à despedida da Primavera, os sofás transformaram-se em pedaços de mola rolando como pedras depois das tempestades, e os álbuns fotográficos
Hoje solitáriamente sobre a mesa na sala de estar, poisados como cadáveres sem esqueleto, completamente sós, abandonadas as imagens... apenas o negro da noite que habita os teus pequenos seios cerâmicos que mostravas-me nas noites de incerteza e Inverno, a lareira acesa, apenas havia a luz dos pedaços de madeira em combustão, e o teu silêncio, nada mais
Os livros,
Sentia a tua respiração abraçada às imagens a preto-e-branco dos álbuns fotográficos do avô Fernando, tínhamos sede, tínhamos fome, e tínhamos vergonha
Os livros,
Diziam que eu era uma bandido escondido debaixo da sombra das bananeiras, e tínhamos mentiras que ainda hoje
Mentiras,
Os livros,
Sentíamos as lâmpadas em dias de ventania baterem nas faces rosadas dos calendários nocturnos das tuas mãos em melancolia, e os livros
Sentíamos as palavras entre os nossos corpos e sobre a mesa da sala de jantar
Arbustos em despedida,
Folhas de papel vegetal e malgas de marmelada,
E sobre a mesa da sala de jantar
Livros?
Folhas caducas, folhas velhas e folhas novas, malcriadas, folhas e folhas e folhas
Livros
Mandioca e papel de parede com flores encarnadas,
Víamos o Sol em pequenos quadrados, víamos a Lua em grandes triângulos, e livros e cinzeiros com o bafiento cheiro a morte, má sorte, a dor, e
Sofrimento,
Ouvíamos as lágrimas do Senhor Doutor quando descia a noite e um cortinado com círculos em pequenos milímetros caminhava direcção ao rio, a ponte via-nos abraçados como dois arbustos
A despedida,
O cheiro a a despedida,
O cansaço depois de uma triste mísera malga de marmelada, um pedaço de pão com pelo menos três dias de antecedência, e o requerimento indeferido
Os livros e as borboletas,
“Por falta de mendicidade o seu caso foi indeferido”
(filhos da puta)
Os livros e as borboletas, as bailarinas e os palhaços, o circo chegou à cidade, meninos, meninas, donzelas e belas
Os livros?
“Por falta de mendicidade o seu caso foi indeferido”
(filhos da puta)
Os livros hoje, imagens a preto-e-branco, sós, imagens estáticas, mortas, melódicas, saudades da saudade quando o medo habitava a nossa sala de jantar...


(texto de ficção não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – (Alijó?)
Terça-feira, 22 de Outubro de 2013

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Oceanos de cartão

foto de: A&M ART and Photos

a água dilacera-se nos caminhos da minha mão teimosa
agreste
triste
defeituosa
a água entranha-se nos meus ossos apodrecidos
findas as crateras dos vulcões da tua insónia
agreste
triste
sinto-os mergulhar nos Oceanos de cartão
como peixes plastificados como livros esfomeados
sinto-os gritar enquanto uma manhã acorda e me atormenta como um sôfrego mármore
sobre a lápide da inocência

a água é apaixonada pela terra despovoada
e chapas em zinco dormem como cogumelos debaixo das árvores com boca em porcelana
a água é um transeunte de sobretudo e sapato bicudo
caminha junto ao rio
não tem no rosto sorrisos
é carrancuda
e padece de juízo
como janelas com gradeamento em palavras nauseabundas
a água chora
a água é obrigada pelo homem com olhos de solidão
a brincar com bolhas de sabão
e a inventar madrugadas sem pão


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013

domingo, 20 de outubro de 2013

Aqui Há Poetas – Poesia Sem Gavetas II. Participação de Francisco Luís Fontinha – Alijó

Bonitas, moças donzelas, meninas e meninos...

foto de: A&M ART and Photos

Preciso dos teus beijos,
Dizes-me tu,
E não percebes, e não entendes, e
Nunca tive beijos para dar, que nunca tive beijos para oferecer, vender... que sou um imbecil desgovernado caminhando sobre os carris da solidão, não percebo, não entendo, como tu
Para que precisamos de beijos?
Tudo à minha volta estremece, a imagem do meu portátil enlouqueceu, treme... treme como varas verdes depois do vento entrar pela janela, treme como tu, quando ouves, ou ouvias, ou sei lá o quê
A minha voz?
A tua voz parece um esconderijo em papel, as vogais mal pronunciadas, as sílabas amedrontadas com os meus olhos escondem-se nas clandestinas palavras que um muro da cidade acolhe como quem acolhe o mendigo do rés-do-chão
Oiço-os
(Nunca tivemos sorte nenhuma)
Oiço-os balançar como esqueletos de vidro pendurados nas árvores com cavernas de granito e as vozes que se entranham nas algibeiras da ganga gasta e desgasta nas Primaveras em construção são-o e talvez não o pareçam
(Orgasmos sonolentos de velhos recheados com artroses e reumático)
Preciso dos teus beijos,
Dizes-me tu,
E não percebes, e não entendes, e desconheces que em mim nada de bom existe, sou uma nuvem pintada com tinta acrílica negra, esponjoso o meu coro absorve todas as lágrimas dos jardins sem capitão, ao leme um vulto que todos apelidam de O Senhor Das Montanhas Do Sol Adormecido, e assim vamos correndo entre o aço paralelo, e assim vamos
Vivendo?
Diz-me tu, se isto é vida? Os veados encurralados nas ardósias da tarde, começam a voar e daqui a nada estão novamente junto dos alegres dias com chuva e uma lareira na sala de estar a derreter livros, palavras e afins...
Vivendo, como?
Diz-me tu como é o outro lado da muralha, se há árvores, pássaros, se há rios e gaivotas e barcos e ilhas e mulheres bonitas
Gajas?
Diz-me tu porque tombaram os versos das crateras de centeio nos campos de Carvalhais? E oiço-os como se eles estivem à minha frente
Quem são eles?
Voilá... POP DEL ARTE... e voláteis pasteis de Belém nas catacumbas da solidão adormecem como cadáveres de silicone,
(o rabo, as mamas, a cabeça... a massa encefálica... tudo é em silicone... e coitadas)
Dançam como ventoinhas na pinta de dança, as meninas não pagam...
Mas... Também não bebem,
Voilá... Le POP DEL ARTE, e La Maisom quiçá, também ela em
Silicone?
Não aguento mais estes carris em aço, sempre paralelos, sempre abraçados, sempre...
Diz-me tu como é o outro lado da muralha, se há árvores, pássaros, se há rios e gaivotas e barcos e ilhas e mulheres bonitas
Gajas?
Bonitas, moças donzelas, meninas e meninos... O CIRCO TERMINOU...

(não revisto – ficção)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 20 de Outubro de 2013

sonolências

foto de: A&M ART and Photos

oiço em ti a sonolência da tarde
ocorre-me desistir de sonhar
olhar-me ao espelho da incerteza
viajar pelos destinos caminhos que vão ter ao mar...
oiço em ti
sonolentos mergulhos das andorinhas repatriadas pela incensa escuridão

oiço em ti a sonolência da tarde
que baloiça nos teus lábios como xisto pregado ao cansaço da noite
oiço
e não entendo os sinais perfumados das sílabas embainhadas que deixamos na cidade dos nus...
pareço um pedestal à espera de uma estátua
e sei que nunca mais haverá madrugadas em flor

(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 20 de Outubro de 2013

Este cigarro pertence aos habitantes carrancudos das aldeias em flor

foto de:A&M ART and Photos

Este cigarro de melancolia nunca me pertenceu, no entanto habita em mim há quarenta e sete anos, fuma-se, desgasta-se, depois fica como novo, pronto a acender-se, pronto a iluminar-me como se em mim existisse uma janela virada para a montanha e da minha cama os lençóis de vidro em gemidos constantes, vibratórios, oscilações melódicas e poéticas nas mãos do Outono, são quase horas de adormecer e percebo que lá fora ainda brincam as neblinas pálpebras da tarde, mesmo assim, oiço-a, olho-a com uma criança pela mão, elas brincam, elas parecem felizes, e
Este cigarro sempre a desprender-se, sempre a extinguir-se como uma sepultura de carvão mergulhada no cimento névoa dos andaimes murmúrios que os lábios exageram quando tu
Eu?
Ela saltita entre mãos e cabelos de vento, soltam-se os primeiros beijos nas asas do anjo solitário, ele é assim,
Assim?
Eu, eu pertenço às neblinas lágrimas de insónia que acompanham a noite,
Pensava que ela era minha filha, poderia sê-lo se não fosse o raio do...
Não o é,
Nunca o será,
Este cigarro pertence aos habitantes carrancudos das aldeias em flor e lá fora oiço-os, em longos gritos de sabão
(ACABOU-SE A DITADURA E A ESCUMALHA PRETORIANA)
Este cigarro e estes gajos, nojentos vermes como línguas de azoto nos cornos da Lua, podia ser o seu filho, podia ser o seu cigarro, e podia ser a sua noite, mas tudo, mesmo tudo, perdeu quando de um velho cortinado apareceu uma rosa sombreada com bolinhas encarnadas, podia ser o seu filho
Meu filho? Impossível...
A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E...
(ACABOU-SE A DITADURA E A ESCUMALHA PRETORIANA)
A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E... A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E... A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E...
Este filho que poderia
Mas não o é,
Poderia ser o teu filho, uma menina que brinca com uma Primavera de olhos castanhos e braços loiros, uma menina que saltita de cadeira em cadeira no café, saboreio-o e lembro-me de quando era como ela, e lembro-me de quando ele poderia ser,
Mas...
Claro que não o é porque se o fosse eu saberia, eu perceberia, eu, eu, eu, eu...
A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E...
Claro que não o é porque se o fosse eu saberia, eu perceberia, eu, eu, eu, eu..., eu teria o prazer de abraçá-la como se fosse minha, e não o é, e este cigarro parece louco, feliz, contente, arde docemente nas tuas mãos e pertence aos tubarões de limalha que deixamos ficar sobre a mesa-de-cabeceira num hotel em Lisboa, parecíamos filhos de Belém, e não o éramos, parecíamos filhos de um rio
E nunca o fomos,
Parecíamos um corpo decadente e nunca o fomos porque estávamos sempre em ebulição, éramos água dentro de uma panela de pressão, ouvíamos o apito do comboio quando da janela apenas sentíamos as vertigens da noite anterior, poderia ser o teu
O meu?
Sim, o dele, e no entanto...
Claro que não o é porque se o fosse eu saberia, eu perceberia, eu, eu, eu, eu...Claro que não o é porque se o fosse eu saberia, eu perceberia, eu, eu, eu, eu...Claro que não o é porque se o fosse eu saberia, eu perceberia, eu, eu, eu, eu...
E no entanto somos apenas duas locomotivas descarriladas, duas vozes... duas vozes quase roucas, quase, quase...
A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E... A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E... A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E...
Quase mas não o é, e sinto-a e vejo-a a brincar com a mãe como se ela fosse a minha mãe e a outra ela, eu
Uma feliz madrugada em flor.
(A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E... A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E... A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E A C A B O U – S E...)

(não revisto – ficção)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 20 de Outubro de 2013

sábado, 19 de outubro de 2013

tracejadas mãos de areia nos seios sombreados da madrugada

foto de: A&M ART and Photos

se mergulho em ti é porque na constelação do teu olhar habita uma abelha
desenlaça-se e abraça-se aos beijos teus
se mergulho em ti
porque não o sei ou porque me esqueci
como pertenceram os teus lábios às sombras esqueléticas da noite
tracejadas
como lâminas disparadas por uma velha espingarda de cartão canelado
se mergulho no teu corpo
percebo que deixaste de o ser
ou...
talvez nunca o tenhas sido
… ou
talvez
tracejadas lâmpadas de luz esbranquiçada rosnando sobre as pedras da calçada
voando contra as montras sonolentas que os pilares mendigos
dormem no pavimento alimentado pela solidão
risos sinceros
vergonha de dizer-te
escrever-te
amo-te ou não te amo
a questão pertence às velhas teias de aranha
que brincavam nas frestas tuas mãos
se mergulho em ti é porque és o mar
ou um rio recheado de paixão...


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sábado, 19 de Outubro de 2013

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

os lençóis da tristeza

foto de: A&M ART and Photos

dos lençóis da tristeza oiço os murmúrios que o cansaço deixa em mim
como conchas de sono pregadas na parede do desejo
o espelho que absorve os teus olhos é duplicado em migalhas de prata
e submergem
e suicidam-se
e não percebes que as entradas no silêncio o são proibidas
… inacessíveis
tristes
as nuvens castanhas com sabor a solução de luminol...
tangencias rectas crucificadas em ângulos trigonometricamente invisíveis
absortas
húmidas

queria ser uma sombra em granito
rompendo os soluços da noite
queria ser volátil
flor artificial junto à tua lápide
queria ser o túnel de vento
o buraco de minhoca
a teoria do caos...
a borboleta batendo as asas
e lá longe
os teus seios cintilando como avelãs
nozes
e fotografias envenenadas pelas lâmpadas de mármore

(não não tenho sorte nenhuma)

os triângulos da tua voz
são como grãos de areia mergulhados em sílabas melódicas
há conversas parvas entre copos de cerveja e perfume de vodka que um marinheiro Russo esqueceu na algibeira de um cargueiro com contentores de insónia
tenho medo de te encontrar e não entender o amanhecer que vive em ti
tenho medo do medo
medo de te amar e não saber que te amo
se é apenas amizade
vergonha de viver
ou... palavras apenas palavras sobejadas sobre a mesa da cozinha
dos lençóis da tristeza oiço os murmúrios que o cansaço deixa em mim
como conchas de sono pregadas na parede do desejo


(P.S. Amo os Pop Del Arte... como se eu fosse uma munição de areia e me entranhasse nos cobertores frios do teu corpo de solstício louco, lá fora chove, e eu quase que quero desaparecer sobre as árvores inconstantes da tua garganta, grito o teu nome, não percebem que existe um vagabundo igual a mim, que sofre, que ama, que vive fingindo viver... )


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sexta-feira, 18 de Outubro de 2013

Aqui Há Poetas – Poesia Sem Gavetas II

Participação de Francisco Luís Fontinha - Alijó