domingo, 20 de abril de 2014

olhos de naftaleno...


a espuma em pálpebras de cianeto
o relógio suspenso entre o sono e a madrugada construída de esferas metálicas
a chuva miudinha entranha-se no corpo da serpente de chapa
enrola-se na sinfonia do teu olhar...
e descansa
dorme
e sonha com as sandálias do amanhecer
eu procuro-te na imensidão da escuridão nocturna do perfume

tu disfarçada de árvore e apenas em ti poisam gaivotas ensonadas
a espuma embainha-se nos teus seios floridos
há palavras inaudíveis no teu sorriso
há cansaços desgovernados vestidos de barcos
prostitutas com coração de marinheiro
e candeeiros em braços de lentidão
o amor fuma cigarros com poemas de cartão
e tu pareces a ponte iluminada da paixão

o amor é uma parvoíce
como todos os poemas que escrevo
como todas as palavras que grito...
a espuma é o teu corpo em pedaços de retracto
imagens simples
tristes
o amor é a noite desconexa
com olhos de naftaleno...


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 20 de Abril de 2014

sábado, 19 de abril de 2014

prisões de vento


não percebo a prisão de vento que são os teus braços
quero voar... e não consigo subir à árvore do teu sorriso
planar no teu silêncio
não percebo as andorinhas do teu cabelo
parecem tristes
parecem aquilo que sou quando cessam todas as luzes

não percebo porque sou obrigado a sonhar
quando deveria navegar sobre um Oceano de insónia
não percebo as nuvens cinzentas das montanhas abandonadas
sem vida
sem... sem madrugadas
afinal... nada percebo e nada sei a teu respeito

percebo que vives
percebo que morrerás sem perceberes que eu já percebi... que aquela montanha é apenas uma sombra de olhos cerrados
não percebo os cigarros que vivem como se fossem palavras
palavras que se escrevem em ti
e de palavras será construída a tua lápide
quando acordar o Sol e eu talvez sentado sobre um pedaço de xisto esperando que acordes

não percebo a ausência dos calendários sem janelas
as ruas parecendo um jardim vestido de nus obscuros sons
um baterista esquecido num coreto de aldeia
e tu moves-te como se fosses um pedestal pesadíssimo
granítico
ignóbil cansaço nos teus braços que são uma prisão de vento.


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sábado, 19 de Abril de 2014

se o teu corpo falasse


se o teu corpo fosse apenas uma palavra
uma flor solitária no jardim dos jasmins
uma estátua sem nome
sexo
ou idade...
se o teu corpo fosse a noite enfeitada com lantejoulas e alecrim
desconexo melódico das músicas sem anoitecer
conforme os sonhos da insónia
se o teu corpo fosse uma guitarra
uma bateria prisioneira num quinto andar com janelas para o Tejo...
um cacilheiro em combustão
procurando poemas

inventando livros nas mãos do silêncio
se o teu corpo fosse uma sinfonia de fotografias a preto-e-branco
nua
sexo
ou idade...
se o teu corpo habitasse na ponte do incenso
mergulhada na tristeza de um olhar pintado de verde
nua
sexo
ou... idade
se o teu corpo fosse um livro de ler
a lareira do Inverno recordando a saudade...

se o teu corpo existisse
tivesse vida como a vida das minhas personagens
se ele me dissesse que me amava
se o teu corpo fosse a jangada
a livraria enfeitada com o pó envenenado das sanzalas perdidas no Oceano...
nua
sexo
ou... idade
se o teu corpo falasse
gritasse
- eu estou apaixonada...
e eu acorrentava-me ao teu corpo com o nome de “palavra”...


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sábado, 19 de Abril de 2014

sexta-feira, 18 de abril de 2014

candeeiros com braços de prata


quatro bancos em madeira
um jardim em desassossego
três árvores
… duas belas mulheres
uma Primavera
com plátanos de brincar
quatro bancos em madeira
dois corpos em translação
quatro seios em rotação
… e duas belas mulheres
duas mulheres em solidão
quatro bancos em madeira e uma gaivota em papel

um barco com pálpebras de chocolate
um marinheiro vestido de vampiro
duas belas mulheres
e quatro bancos em madeira
percebem na insónia a sinfonia dos candeeiros com braços de prata
um jardim em desassossego
um Oceano desgostoso
triste...
tão triste como os fios de nylon que aprisionam o sexo dos pássaros
uma Primavera inventada pelo poeta dos farrapos amanhecer
senta-se nos quatro bancos em madeira...
… acaricia as duas belas mulheres e as três árvores


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Noites embriagadas


A bateria balança sobre o palco da tempestade
o baterista entra-se no meu silêncio
e absorve-me,
os sons melódicos do Jazz correm nas minhas veias desconexas
há marinheiros na minha mão que procuram o Oceano da loucura
e absorvem-me,
e sinto-os como se fossem a Primavera
correndo
caminhando sobre a límpida areia de veludo,

A música acorrenta-se aos meus braços de porcelana
choram as cordas da guitarra friorenta dentro de um cubículo sem janelas
e eu, eu transformo-me em palavras,
há poemas no meu peito com sabor a clandestinidade
beijos em pergaminhos que sobejaram da saudade...
e absorvem-me...
pequenas réstias de limalhas de aço
brincam nos meus sonhos...
e absorvem-me,

A bateria não se cansa dos meus fantasmas
o baterista suspenso no arame de papel que constrói a madurada
e absorvem-me as sonoras lágrimas da manhã,
sei que no teu rosto de madeira habitam fotografias a preto-e-branco
e outros suspiro sem nome,
homens desejando a morte
e a morte que não cessa de gritar...
absorvo-te enquanto desenhas nos seios da literatura sons geométricos das noites embriagadas.


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Texto de Francisco Luís Fontinha – Divulga Escritor


os tentáculos do meu sonho


oiço os tentáculos do meu sonho
quase que lhes toco
acaricio-os como se fossem o rosto negro da mulher com asas de saudade
converso com eles... mas existe um cortinado de estanho que ofusca o fumo da solidão
sei que do outro lado do cortinado vives e tentas agarrar-me
mas eu voo sobre os telhados de vidro que tens no teu cabelo
oiço-os
quase que lhes toco...
e acordo e percebo que apenas há noite e pedacinhos de sombra acorrentando o meu corpo...
sou ou não sou um corpo navegante?
um corpo... em busca do cais do sossego
oiço-os e toco-lhes oiço-os e toco-lhes oiço-os e toco-lhes


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

quarta-feira, 16 de abril de 2014

corrente em aço


porque choram as pedras entranhadas na pele da tua mão?
pergunto-me e não percebo porque há círculos com olhos verdes,
quadrados com sorriso de gaivota sem nome,
pergunto-me...
porque existe no teu pulso a corrente em aço,
a dor, o sacrifício de um simples abraço,
porque escreves o teu poema nos meus olhos,
se eu,
cego... não o consigo ler,
gritas-me e sussurras-me palavras...
e eu, eu não as quero ouvir,
porque tenho a certeza que choram as pedras entranhadas na pele da tua mão.


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Quarta-feira, 16 de Abril de 2014

terça-feira, 15 de abril de 2014

sonhos com sabor a papel...


nos teus lábios habita o solstício da paixão
sinto o odor cansado do teu cabelo voando sobre as sombras da solidão
há lágrimas no teu sorriso
há insónia na tua noite construída de trapos e cortinados negros
e dos teus olhos
o silêncio das caricias desenhadas pela mão de um coração
sinto-o
e oiço-o
como os sonhos que vivem dentro de mim
nos teus lábios habita o sofrimento envenenado
e lá fora alguém grita o teu nome
sons metálicos cambaleando sobre a dor
traços
triângulos
círculos com olhos verdes
nos teus lábios a imagem da criança em pequenas viagens
espera pelo machimbombo
um homem puxa-o com um cordel imaginário
e de rua em rua
e de casa em casa
leva mangas e cacimbo e capim
tem nas mãos a dócil fotografia de uma cidade perdida
o mar alicerça-se às pernas do menino...
a criança vê nos zincos telhados outros meninos
meninas
e sonhos como os dele...
sonhos com sabor a papel...


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Terça-feira, 15 de Abril de 2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014

a gaja das pernas altas


a gaja das pernas altas
é uma chata
a gaja parece um morcego vestido de noite
uma lanterna embriagada procurando imbecis
ruas
portas
e janelas sem número de polícia
a gaja das pernas altas
é uma chata
pinta os lábios de amanhecer
dá beijos com sabor a madrugada
a gaja é perfeita

ruas
portas
janelas
e dos cabelos da gaja das pernas altas...

crescem... crescem algas envenenadas
flores
árvores secas
e... e pássaros moribundos
morrem
cinzas
e a gaja das pernas altas...
... é uma chata


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 14 de Abril de 2014