domingo, 12 de maio de 2013

Lâmina da paixão em lábios minguados

foto: A&M ART and Photos
Uma fina lâmina de aço vive no meu corpo
e voa dentro das minhas veias até chegar ao coração
até... conseguir-lo transformar em vitrina mecânica numa loja de conveniência
vivo dentro de ti sabendo que as tuas tristes palavras
aquelas que tu não prenuncias
como eu me recuso a escrever quando sinto-te presente na escuridão da noite
e oiço uma voz lânguida e trémula e moribunda...
que a morte traz e semeia na tua velha mão de centeio,

Uma mulata despede-se de mim sobre o cais das merendas
e entre poucas palavras
e entre longos beijos
escrevo-lhe nos seios o poema de ti sobre mim com alguns estilhaços de vidro
que alguém deixou adormecer sobre as pálpebras do orgasmo eterno auspício do sossego...
e eu permaneço intacto como os triângulos de tédio no jardim das orquídeas,

Vivo parecendo uma lâmina com aparências
a uma outra que dentro de mim escreve poemas no sangue de neblina
quando desce sobre os pequenos barcos de papel
vivo acreditando que os meus voos nocturnos sobre os cristais de iodo
servem-te de martírio consolo nas tardes de domingo
sei
que uma fina lâmina de aço
mastiga-se na tua boca de lábios minguados pela paixão do adeus...

(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha

Ele enlouquecido como o cio dentro dos peixes

foto: A&M ART and Photos

Ler-me-ás?
pergunto-me quando acordo, pergunto-me quando adormeço não dormindo, e percebendo que não te entendo, olho-vos no espelho do extremo oriente, subo sobre a cama, e à minha frente existe um velho guarda-fato, um espelho, engorda-me, dilacera-me e dizes-me que ontem havia um beijo suspenso na almofada que habita no cadeirão junto à estante dos velhos livros, cada um, uma personagem dentro dele, cada um, uma história cansada, velha, e os dentes de marfim do velhíssimo crocodilo em pau preto transportado do outro continente, atravessou o oceano, e no interior de algumas bicuatas... chegou intacto à mesa da sala de estar, anda por lá, deambulando como morcegos enquanto a noite come os sonhos das crianças nascidas em Angola, brinca, dorme, não consegue sonhar, e tantas vezes lhe oiço as palavras – O menino dá, mamã, o menino dá... - e as bolachas, aos pouco, entravam boca adentro com a ajuda de uma esferográfica, e quando acordávamos, ambos, via-mos nas paredes da sala as inscrições hieroglíficas que o tal menino tinha deixado,
Estupor, estrupício, e malandreco,
ler-me-ás? E quando acordávamos, ambos, a insignificante questão, olhava-te, e lia-te as poucas palavras que os teus olhos de cereja transpiravam, e perguntava-me
Ler-me-ás? Absorviam-nos as noites mal iluminadas, não dormíamos, não, e tínhamos medo das recordações também, elas, como as bicuatas, pequenas, tão pequenas que mal davam para encher um pequeno caixote de madeira, e tudo, em nós, pequeno, pequeno amor, pequenas palavras, e grandes dores, em pequenos peitos, com pequenos corações... ainda acreditas que o bicho consegue-se libertar das bolachas?
o miúdo crescido, enorme, não pequeno, vês? O miúdo atrofiado, chato, indigente, e insignificante como as pedras da calçada da Ajuda, não ajuda nada recordares-me que debaixo do rio havia garrafas de vodka estacionadas, sumo de laranja e gelo, por cima de nós, no andar superior, uma ponte em aço atravessava-nos, e como uma espada de areia, unia-nos os corpos separados anteriormente por uma onda gigante, tão gigante... que comeu metade da cidade e dos sonhos, tão gigante que nos obrigou a escondermos-nos debaixo do rio, entre garrafas e cadeiras em plástico, mesas também em plástico, e às vezes, tímidas, tremiam, dançavam como línguas de vento sobre a fogueira do desejo
Estupor, estrupício, e malandreco,
o corpo do texto, ele enlouquecido como o cio dentro dos peixes, “Liberation Serif” e de tamanho doze, o aquário de ti sobre o meu corpo ancorado ao travesseiro adormecido era literalmente içado pelo guindaste em desassossego que brincava, domingos à tarde, pelo desterro do abrigo a que chamavam de porto de mar, desembarcávamos depois de longas caminhadas e à nossa volta
Machimbombos em rotações milimétricas pelas mãos do avô Domingos, um pequenos cordel de fino cristal voava sobre as mangueiras despidas, sombreando-se-lhes pequenas cristas de galo desenhadas com os lápis de cor que alguém tinha adquirido numa superfície comercial num qualquer musseque da preferia da cidade, era noite, descia-nos como desejos esperando corpos nus, e o velho, cansado, entrava em casa como um petroleiro a entrar na barra e a fazer-se ao cais,
e umas das vezes foi estampou-se contra um dos candeeiros semeados no centro do passeio revestido com pequenas pedras e palavras...
Ler-me-ás?
claro que não...

(não revisto, ficção)
@Francisco Luís Fontinha

Existes não existes e insistes

foto: A&M ART and Photos

Existes
porque eu desejo que existas
em mim
dentro do meu peito

Existes
até me apetecer que existas
como as árvores do quintal de Luanda
existirão elas ainda?
existes eu sei que existes
até eu o desejar
que existas
inventando-te para me abraçar
quando a manhã se transforma em silêncio...
existes
mas... e existirás até eu me cansar que existas...?

Existes e insistes existir
e oiço o longínquo emagrecer das pontes de aço
existirás amanhã e depois de amanhã?
não o sei... mas existes
porque o desejo que existas
assim... fictícia e invisível como as nuvens nocturnas
que poisam nos teus cabelos domesticados pelas pombas do rio apaixonado
existes não existes porque então insistes existir dentro de mim...

(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha
Francisco Luís Fontinha – 30/04/2013
foto: Carla Machado

sábado, 11 de maio de 2013

Azul como eu do azul os pássaros

foto: A&M ART and Photos

Azul sou azul como os pássaros do infinito amanhecer, desprezava os horários, relógios, comia-os, os calendários? Simplesmente, olhava-os como pequenos bichos amestrados, imaginava-me sobre um fino arame que atravessava a rua dos sentidos, e eu, juro, não sinto, não sentia, nunca, coisa alguma, como hoje que azul como sou, os pássaros do infinito amanhecer, descobrem, coitados, que não existe noite, embriagados prazeres, nem aos dias faltam malabarices eternas, como as pieguices do catrapuz sistema de equações lineares, havia uma fígado encharcado em vodka, um fígado doente, mas contente, um... perfeito idiota, mafiosa como as bolachas de água e sal que deixavas sobre a mesa de granito que em pequenas rotações, mínimas, conseguiam alimentar um exercito de abelhas com pequenos parafusos de aço, com asas de porcelana, lama, a cama na lama que havia em ti, havia e havia
aprendi a consultar nas páginas amarelas
O teu rigoroso endereço num papel encarnado, escreveste o teu nome, número de polícia e telefone,
e ouviam-se-te os berros das horas por terminar, e ouviam-se-te os berros dos dias entalados na penumbra que os pássaros do infinito amanhecer, esse
O teu
silêncio que dizias-me existir no teu coração e que eu, nunca, acreditei, acredito no azul como eu do azul os pássaros, colados na tela que as velhas flores que crescem nas tuas coxas que a Primavera absorve, come, diz-se que o teu
Esse?
porque são as tuas coxas amarelas?
Diz-se que o teu corpo pertence às searas brancas com pontos de luz e pequenos torrões de açúcar quando se acendem na tua pele os pigmentos mórbidos das caravelas em flor, misturam-se-lhes as ditas coisas que despedaçavas como gargantas infelizes, e berravas, dançavas como estrelas em queda livre, até que os dias se transformavam em martírios e delírios, e uma pequena longa cruz de cedro poisava-se sobre os teus cabelos, à rapaz, de rapaz, saltavas os muros da aldeia e partias as cabeças dos transeuntes como tu, crianças como tu, e como tu
desejavam-se-lhes as pequenas palavras tatuadas no pescoço, um poema em forma de vidro, ou um pequeno vidro, travestido de poema, efeminado, ele, eu, corríamos suavemente sobre as palha adormecida do palheiro do tio Joaquim, e adoçavam-se-nos os corpos com pequenas caricias de mel e de mãos dentro de ti que procuravam o clitóris literário dos teus dias como nós
Vagueávamos nas docas encobertas com rochas e músculos comboios de areia, sabia-te como fosses um gladíolo comestível, ou prisioneira numa jarra de murmúrio, havia-nos de acontecer entrar no nosso palheiro, além do desejo, da paixão, do amor... a eterna saudade de ti quando fingias não me veres, e sentia-te sobre o meu ventre...
todo o teu peso, mínimo, a equação de três incógnitas, três equações suspensas por três letras aleatórias, e eu, resolvendo-as sem saber que tu existias, nunca te vi, mas imagino-te habitares dentro de uma integral tripla, ou numa talvez... pequena, sempre pequena, derivada do co-seno ou seno, tão simples, e não conseguia perceber que estavas lá, que sempre
Estive nesse lugar como os protões e os electrões,
Que sempre, ou não,
“azul sou azul como os pássaros do infinito amanhecer, desprezava os horários, relógios, comia-os, os calendários? Simplesmente, olhava-os como pequenos bichos amestrados, imaginava-me sobre um fino arame que atravessava a rua dos sentidos, e eu, juro, não sinto, não sentia, nunca, coisa alguma, como hoje que azul como sou, os pássaros do infinito amanhecer, descobrem, coitados, que não existe noite, embriagados prazeres”
Que sempre, ou não, acreditar que dos teus lábios, um dia, soltar-se-à
os triângulos dos teus olhos, adoro-os sem o saberes...
Soltar-se-à a madrugada com pequenas pétalas das flores que és tu.

(ficção não revisto)
@Francisco Luís Fontinha

A deleitada manhã ensanguentada pelos carris de uma paixão invisível

foto: A&M ART and Photos

Subo até desistir de caminhar sobre cobertores
e finos espelhos de aço
subo teu corpo meu poiso ancorado
sabendo que em cima da cúpula cúbica uma raiz quadrada morre e cai...
e subo e desço e sento-me sobre as linhas rectas do desejo,

Procuro e busco beijos tridimensionais
beijos em lábios triangulares
como um sótão solitário debaixo do céu
um bocadinho acima da saudade cidade
entre esparsas lágrimas e panos margaridas,

Subo
e desces por mim até chegares ao terminal número cinco
faixa três primeiro andar esquerdo na rua dos pilares de areia...
e desço sobre ti
como descem as madrugadas nas pálpebras cinzentas das tuas mãos,

Sou um imbecil programado
iletrado e desalinhado como os parafusos das dobradiças do teu púbis montanha de peixe
e conversávamos sobre poemas de leite
e conversávamos...
as minguas cavidades sombrias das frestas do delírio que a noite desenhava em nossos corpos de maré revoltada,

E línguas de xisto derramavam sobre os teus seios em socalco
subtis palavras em pedaços de terra adormecida na esplanada do abraço
e a deleitada manhã ensanguentada pelos carris de uma paixão invisível
e talvez impossível de desenhar
evapora-se dentro da tua doce boca com sabor a naftalina...

(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha

Em destaque – Sapo Angola.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Eu sou um pássaro que poisa hoje aqui, e amanhã, não tem onde poisar

foto: A&M ART and Photos

Pouco ou nada nos pertencia, e a lua, que eu sempre tinha ouvido dos vizinhos ser pertença do senhor nocturno com olhos penteados como bicos de papagaio subindo o céu, e de um simples cordel, suspendia-me como débil que eu era, não às árvores do quintal, mas a um enferrujado portão de entrada, eu sentava-me, eu poisava os cotovelos, eu imaginava das grades crescerem leões e jibóias... que histórias ouvia, sem que tenha algum dia visto, sentindo ou olhando, uma, duas, três... e a única cobra que realmente apareceu na minha vida, essa, chamava-se Etelvina, tinha calafrios quando lhe tocava e ressonava durante a noite, não como porcos, porque esses ainda conseguem ser mais silenciosos do que ela realmente o era, mas coitada, falecida, partiu para longe, e dos mortos, em alguns mortos, eu, não, falo...
só falo na presença do meu advogado, queixava o cigano marreco acusado de malabarismos dentro de uma velha tenda onde vendia, CD'S pirateados, cuecas a cinco euros, digamos doze pares, e não esquecendo telemóveis com chamadas grátis para todas as redes, incluindo a rede presidiária onde iria permanecer os próximos seis meses de vida, ele, não via as coisas por esse prisma e considerava a prisão como uma reciclagem, aperfeiçoamento dos infinitos malabarismos da sua longa carreira,
Fantástico, para
só eu, pouco, ou, pouco ou nada, sobejava do teu peito ofegante, como o pensávamos quando abríamos a janela do quarto, e bem lá longe, talvez do outro lado do silêncio, ouviam-se-lhes os gritos de revolta das ondas ensanguentadas pela velha e nojenta espuma vómito dos caracóis de corrida, sempre em luta contra as semanas de ausência do senhor nocturno com olhos penteados como bicos de papagaio subindo o céu, e eu, claro, confesso, gostava dele
Fantástico, para a próxima vendo-te um avião em peças, é só encomendares e marcarmos o local de entrega, e eu completamente embriagado pelos olhos da Etelvina perguntava-me – Para que raio preciso eu de um avião? - assinei o contrato sem o saber, e em primeiro, as letras de tão pequeninas, recordavam-me os ordenados de muitos desgraçados deste País, tão pequenos, tão pequenos... que nem com uma lupa se conseguem ver
é tal e qual como as coxas da Etelvina,
Depois a minha embriaguez, combinada com uma certa dose de gaguez, e daqui a pouco, com os guez... esqueço-me da promessa da menina Etelvina, eu caso, senhor nocturno com olhos penteados como bicos de papagaio subindo o céu, mas primeiro tem de dar aquilo que me prometeu, e como diz a palavra, Prometeu nunca prometeu nada, absolutamente nada, e a minha gaguez pertencia já a um fundo imobiliário, rentável a tal ponto, que repentinamente vi-me com dinheiro suficiente para comprar o que tinha prometido à menina Etelvina e ainda sobejaram algumas moedas, em caso de dita guez... voltar, regressar a mim e entranhar-se-me nos ossos ditos pertencerem ao meu esqueleto, a dúvida persiste, porque neste momento, ninguém
nem eu consigo determinar o que pertence a quem e o quê,
E ninguém acredita que eu tenha realmente adquirido o dito avião, mas a verdade é que sim, só não o adquiri como dorme sobre o meu guarda-fato, e durante a noite, não sempre, oiço-lhe o rosnar, levanta-se, abra a janela, e depois
é tal e qual como as coxas da Etelvina,
Desaparece no nocturno céu como as abelhas da ilha inventada pelas insónias da minha menina, a Etelvina, que ainda acredita, que eu, ando perdido no Oceano, à deriva, em pequenas rotações, mas verdade verdadeira
eu sou um pássaro que poisa hoje aqui, e amanhã, não tem onde poisar, e
Depois de amanhã, quando acordar o Sol, se acordar, e se tu, desculpa, morreste numa manhã de Novembro, mas havia sobre nós
o quê?
Estou totalmente arrependido de ter adquirido tal objecto, que uns chamam de avião, outros, avioneta, e outros... pássaro de quatro patas,
o quê?
Gostava dele...

(ficção não revisto)
@Francisco Luís Fontinha

desabafos cansados

foto: A&M ART and Photos

desabafo com as sílabas cansadas
emprestadas por ti
ontem

desabafo escrevendo asneiras nas paredes do cansaço
começando por mim
terminando
sempre
sempre sem um simples abraço

desabafo sem perceber que perdi o teu corpo num paquete devoluto
perdido numa cidade

esfomeado
esquecido
e achado
por uma galé desgovernada
que levita
e acredita
no poder de um granada
uma bela granada de simples palavras com asas...

(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha
Poemas de Francisco Luís Fontinha vão integrar a Colectânea de Poesia – Palavras de Cristal Vol. I.