terça-feira, 29 de outubro de 2013

locomotiva da paixão

foto de: A&M ART and Photos

a locomotiva acaba de descarrilar nas tuas mãos
sentada olhas o perfume que o silêncio tece nas nuvens em cabelos de vento
há pássaros desajeitados comendo migalhas de sofrimento
bebendo lágrimas de insónia
a locomotiva da paixão
morre
suicida-se nos rochedos da saudade
como se a eira granítica do teu peito adormecesse nas montanhas encarnadas


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Terça-feira, 29 de Outubro de 2013

movediças areias

foto de: A&M ART and Photos

movediças areias tuas manhãs cansadas em mim
orvalhos siderais colados na língua do Outono
migalhas dele nas mãos do inferno
o invisível mergulhado das travessias inconstantes das flores empastelares
pareço um viúvo de fotografia ao peito
com suspensórios de tristeza acorrentados à solidão das noites indolores
movediças areias
as tuas coxas
as tuas ideias
os teus pérfidos seios de porcelana no clandestino horário que vive nos meus pulsos de aço
procuras abraços
e eu... ofereço-te palavras sem nexo
desejos vãos
carícias por correspondência a cobrar no destinatário
pareço um viúvo embebido nos arbustos da partida
cândidos odores que provocas nas praças diurnas da cidade dos beijos
transeunte esqueleto sem vida
na minha vida
os lábios dilacerados em pedaços de papel de embrulho
movediças areias
as tuas lágrimas lunares em madrugadas de cio
e lambedoras orgias estrelares
sobre a ponte fina e escura
do cemitério da poesia


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Terça-feira, 29 de Outubro de 2013

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

some-te molha-te humedece-te...

foto de: A&M ART and Photos

molha-te
humedece-te como um rio em cio
mergulha
alegre
nas sílabas pérfidas dos anónimos mendigos das calçadas embriagadas
molha-te
humedece-te
embriaga-te como uma pedra depois de ser lançada pelo pénis do poema
abre-te
agacha-te e dorme
sonha
morre
(molha-te
e humedece-te como uma Rainha sentada no trono da despedida)
some-te
molha-te
humedece-te...
vive
dorme
esquece-me


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013

como pronunciarás a palavra amor? meu amor!

foto de: A&M ART and Photos

outra coisa qualquer transformar-se-á em esqueleto de zinco
e o teu corpo permanecerá intacto e indolor como as árvores do jardim da tristeza
haverá sorrisos disfarçados de ramos
e ramos
disfarçados de ramos... sem folhas e sem lâminas de luz a atravessarem o horizonte
eu sentirei em mim as lâmpadas dos teus lábios embainhadas nos meus pulsos
sangrarei como um animal selvagem
e sonharei como uma pedra pronta afogar-se no rio da saudade
lembrá-te-ás de mim?
recordarás de como eram as minhas mãos de peixe?
e os meus olhos de pálpebras de vidro... como pronunciarás a palavra amor?
meu amor!

outra coisa qualquer aparecerá no divã onde te deitavas
e te enrolavas dentro da minha circular insígnia sombra recheada de estrelas encarnadas
outra coisa como um fino arame de papel
atravessará a rua dos cândidos sonâmbulos depois de acordarem as mártires estátuas de pedra
desenhava-te no térreo pavimento de capim argamassado como um túnel no centro das sílabas distraídas
parvas
e cansadas de ti
abraçava-te imaginando que abraçava um cargueiro rasgando as vaginais marés
dos Oceanos púbis em transatlânticos murmúrios que as palavras deixavam sobre a mesa-de-cabeceira
e adormecia acreditando que todas as noites eram sábado...


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013

esquecer

foto de: A&M ART and Photos

adorava voar nos teus lábios de beijar
e escrever na tua bocas beijos de sonhar
e desenhar nas tuas mãos teclas de amar...
adorava-te ver-me em ti sabendo que não existiram despedidas
vagueadas manhãs vagabundas
noites envenenadas
e dias e dias desgraçadamente passados entre gradeamentos e clarabóias mendigas
desejava voar nos teus lábios de pergaminho
baixinho
junto ao teu coração
adorava e não consigo esquecer o mar
odiava e esqueci o nauseabundo cheiro da naftalina


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013

domingo, 27 de outubro de 2013

Quase anda

foto de: A&M ART and Photos

Esqueço-me que a minha velhinha máquina de escrever ainda escreve, apesar da idade, ainda lhe sinto em algumas das noites o pulsar das teclas, às vezes percebe-se que existe um sobressalto, coisa pouca, quase como quando vamos por uma calçada e encontremos uma das pedrinhas salientes, damos um pulhinho, quase que caímos ou não caímos e continuamos as conversas como se nada tivesse acontecido, acontece que muitas da vezes faltam-lhe as palavras, algumas deixaram de existir nela, outras come-as embrulhadas nas também velhas folhas de papel, e ainda tenho o problema da fita, quase inexistente, quase transparente, e vejo as letras como que invisíveis rajadas de vento quando os edifícios da outra margem vergam, ajoelham-se e rezam, e assim vão acontecendo frases, palavras misturadas em negros e vermelhos, rasuradas com o lápis-borracha, e qualquer dia, ela
FIM,
E qualquer dia, ele
FIM,
E qualquer dia, nós
Esquecemos-nos que a nossa velhinha máquina de escrever ainda escreve, pouca coisa, ou quase nada, mas escreve, banalidades, a fulana do terceiro esquerdo diz que o companheiro do quarto direito a agride, o transparente transeunte do rés-do-chão afirma a pés juntos que a menina do sexto frente está quase sempre embriagada
E eu, a velha máquina de escrever, pergunto-me
Que tenho eu a ver com isso tudo, que me interessa a mim, ao papel onde escrevo e à fita que colocas os careceres já gastos no pequeno papel, às vezes tão fino que consegue-se ler do outro lado
Do espelho?
E qualquer dia, ele
FIM,
E qualquer dia, nós
Fartos de ouvir, de ler, banalidades,
Coisas sem significado, fulana põe os cornos ao marido, e depois?
O marido corneia a fulana, e depois?
Que tenho eu, uma velha máquina de escrever com todos esses acontecimentos, e a culpa foi do parvalhão que me tirou da caixa em plástico rijo onde eu habitava, anos e anos encerrada, dormia, sonhava...
E eu, a velha máquina de escrever, pergunto-me
E depois?
“Fodia não fodia” mas percebia,
E depois?
FIM,
Da vida, da escrita, das folhas em papel, e do cheiro a tinta, fazes-me falta quando sentia os teus dedos no meu teclado, e depois de escreveres um poema ou um texto, sentia-te dentro de mim e ele acontecia, o orgasmo maquinal
FIM,
E deixaste de tocar-me e deixaste de escrever em mim e deixaste de olhar-me e pegar-me e acariciar-me e
FIM,
Beijinhos,
FIM.

(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 27 de Outubro de 2013

não sei o significado de janelas com vidros de prata

foto de: A&M ART and Photos

percebo pouco dessas coisas do amor
lexical... sou um desamor
desalmado
desiludido
cansado
sou um estupor
fingidor
percebo pouco dessas coisas do amor

percebo
pouco
e construo palavras com réstias de cinza dos barcos a vapor
percebo pouco dessas coisas do amor
da paixão
e do coração de uma gaivota com seios de pôr-do-sol... percebo pouco
dessas coisas sem motor
nas mãos de um louco

percebo pouco dessas coisas do desejo
do beijo
e das lágrimas em flor
percebo tão pouco dessas coisas do amor...
ai o amor...
ai e ai
e não vem e não cai
como sanzalas na lareira tuas coxas sem sabor

sem as palavras do amor
que eu não percebo nada
não entendo
não sei o significado de janelas com vidros de prata
não percebo nada dessas coisas do amor
dos telhados em lata
em chapa
o amor como tuas lágrimas que jorram na madrugada


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 27 de Outubro de 2013

as palavras... palavras malvadas

foto de: A&M ART and Photos

converso com as pedras húmidas dos socalcos em flor
e oiço a tua voz mórbida embrulhada na neblina que se entranha no amanhecer
oiço as tuas mãos descerem às profundezas do desejo
encontro-as abraçadas aos espelhos da dor
sou um bandido recheado com pétalas de amor
e recibos envenenados dos alguidares sobre o tanque da desova...
converso e estranho a presença dos teus seios
nas montanhas de absinto
miseráveis pedaços em papel
onde escrevo
e sinto
as palavras sem sentido

(as palavras indesejadas
as palavras... palavras malvadas)

converso com as pedras húmidas dos socalcos em flor
e misturo-me com as daninhas ervas em caricias cores
escrevo-te sabendo que a saudade ainda vive dentro de nós
como um rochedo
alicerçado
mergulhado
prisioneiro das janelas com vidros de mármore
lápides onde jaz o teu nome
e vive a minha idade
as palavras
indesejadas
as palavras... palavras malvadas


(não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 27 de Outubro de 2013

sábado, 26 de outubro de 2013

Nunca o saberei, e nunca te perguntarei...

foto de: A&M ART and Photos

Acordei e percebi que tinha mãos de tecido, estampado com pequenos desenhos interpenetráveis nas manhãs deslaçadas em neblinas e cinzentos cinzeiros de areia, desenhos obscuros, desenhos como noites deitadas sobre as ponte em madeira, que ligavam a cidade dos mendigos às terras perdidas dos confins da insónia,
Tinha medo de amar-te sabendo que não existias como mulher disfarçada de árvores, como as outras, embrulhadas em sombra, encobertas e enroladas nos desgostos das meninas com tranças e vestidos de chita, adormecíamos sempre que a luz diurna se extinguia nas falsas alvoradas dos papagaios em papel, seguravas tu o fino cordel, e eu
Sentado, sentavas-te no portão de entrada, amarrávamos o cordel a uma das pequenas barras em ferro e olhávamos-nos como se eu fosse o espelho, e tu
Eu a menina das tranças e vestido de chita, eu a menina que não sabias existir e que passava horas a olhar-te na paragem dos machimbombos quando apressadamente corrias a cidade como um louco em bicicleta rumo ao Oceano, depois esperava-nos um barco de esferovite com um potente motor a pilhas que tinhas retirado a um dos teus carrinhos de brincar,
Lembras-te do avião que penduravas por um finíssimo fio de pesca num dos ramos da mangueira e em círculos acertados, vomitava voltas como ventoinhas suspensas no tecto da tristeza?,
Claro que não me lembro,
Não te lembras porque as tuas mãos de tecido derramaram-se sobre a velha máquina Singer e hoje elas são parte integrante do vestido de chita da menina
Quem é essa menina de tranças e vestido de chita?
A flor, o centeio correndo leira abaixo, descendo paredes em xisto, derretendo os cubos de açúcar dos torrões de terra ressequidos, no centro da terra o espantalho, uma velha vassoura, trapos e uma cabeça de
Abóbora?
Doce de abóbora e torradas,
Lembras-te dos dias quando ainda éramos sombras de ébano e tínhamos no corpo a excentricidade das cambaleantes escadarias dos guindaste depravados, mendigos como eu havia muitos, muitos de corpo empalhado, e como eu
Com mãos de tecido,
E como tu, como tu adoravas as tardes com a tua cabeça adormecida no meu leito colo sem horário para acordares, e eu quando acordava,
Mãe, mãe tenho sede,
Tínhamos uma mesa e quatro cadeiras, tínhamos uma sala minúscula onde apenas cabíamos quando pedíamos licença ao velho para nos sentarmos, e depois da devida autorização
Sentávamos-nos, e comíamos,
E bebíamos o veneno da vergonha de existirmos.
Acordava, e percebia que tinha mãos de tecido, estampado com pequenos desenhos interpenetráveis nas manhãs deslaçadas em neblinas e cinzentos cinzeiros de areia, desenhos obscuros, desenhos como noites deitadas sobre as ponte em madeira, que ligavam a cidade dos mendigos às terras perdidas dos confins da insónia, e olhava-me e do outro lado do espelho ela vestida com um vestido de chita e tranças...
Não, não te conheço, desculpa, não te amarei sabendo que és apenas uma sombra como telhados de vidro nos cardumes das cidades invisíveis, amar-te-ei?
Nunca o saberei, e nunca te perguntarei...

(texto de ficção não revisto)
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sábado, 26 de Outubro de 2013

mulher desalmada

foto de: A&M ART and Photos

palavras sem rosto
quando sorrisos poucos
habitam no cansaço do transeunte doente
palavras sem gosto
que os barcos loucos
escrevem no caderno infame
sobre as algas de Agosto
palavras em fome
palavras sem nome
que as lágrimas do livro ausente
voam sobre a cidade dos candeeiros de papel
palavras sem nome
palavras que a morte come
e uma límpida gota de suor alimenta
como espelhos esmigalhados pelo pincel
que o pinto inventa
numa tela
numa parede
em gesso
o berço
da criança com sede
palavras sem rosto
palavras de orvalho e palavras do … e palavras nos lábios dela
dos versos verdes das plantas apaixonadas
palavras cansadas
esbeltas
tristes
magoadas
palavras sem rosto
sem gosto
sem madrugada
quando a noite é a noite drogada
palavras
palavras
palavras... de uma mulher desalmada...


(não revisto9
@Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sábado, 26 de Outubro de 2013