sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Noites de Sexta-feira...


Tenho no meu peito um fóssil,
uma lâmina de aço laminado,
tenho no meu peito uma cidade, uma mulher que habita nessa cidade, uma lâmina...
que me estrangula, que me absorve,
e engole,
nas noites de Sexta-feira...

Há um triste olhar que me acompanha desde as ruas de Luanda,
olhava as sanzalas, inventava grãos de areia no Mussulo,
desenhava peixes nos machimbombos com coração de granito,
ouvia, às vezes, um grito...
e engole,
nas noites de Sexta-feira,

Há um apito quando oiço a voz do silêncio,
uma criança com mãos de sisal,
deitada na eira de Carvalhais,
tenho no meu peito um fóssil,
um lâmina de aço laminado,
uma luz esculpida na calçada do abismo...
havia entre nós um muro amarelo,
havia ao longe um rio embriagado,
eu, eu sorria,
eu, eu descia... até que os tentáculos do desejo me levavam,
e quando regressava,
o apito... apitava...

O vício vomitava sílabas com sabor a alumínio,
e eu, eu dançava sobre uma nuvem de nada,
que me estrangulava, que me absorvia,
e engolia,
nas noites de Sexta-feira...
… e percebia o significado de liberdade.



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário