foto: A&M ART and Photos
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Eras transparente como o vento, à procura de ti
transversalmente sobre as placas tectónicas do magma silêncio onde
poisavas os ombros, descansavas os braços, de ti, quando a pele se
ausentava do teu corpo, e fingia mergulhos secos em poços de
ninguém, víamos a maré através de uma janela, e dávamos as mãos,
porque éramos apenas crianças perdidas nas planícies das
bananeiras, ouvíamos ao longe os semáforos uivos dos pescadores
envergonhados quando das ondas chegavam até eles objectos cúbicos,
círculos de luz e lápides de mármore, dois gajos, um de cada lado
e ao cento um emaranhado de palavras, os gajos, salvo seja, feios,
imundos, e das palavras apenas
(do saudoso saudades de vós, perdedores insensíveis
das noites de luar, isto é um jogo, diziam eles, e nós vamos
ganhar, diziam eles..., dos filhos das filhas e das esposas e dos
esposos, e dos afilhados, ex-afilhados, novos, velhos transparentes
apressados para encontrarem lugar sentado na cadeira do senhor, à
direita, depois à esquerda, depois ao centro, e quem sabe, um dia,
os dois em lápides de ternura da comunhão solene apressadamente em
frio inverno, diziam-me eles, que, talvez, um dia, um dia vamos
ganhar, vamos, claro que sim Doutor... a vitória é sua; Ora
porra... será a águia... ou... a lápide com dois gajos, feios,
muito feios, perdidamente apaixonados pelo desespero, uivos)
Apenas sentia o calor dos teus dedos, percebia-se
pela chegada da noite que do teu castanho cabelo uma flor crescia, e
quando já noite cerrada, ela emergia-se-me e dirigia-se-me, acredito
que gostasse de mim, como acreditei em tantas parvoíces que hoje,
hoje não acredito em nada, nem no que vejo, hoje só sentindo,
Uma mãe chamava a sua querida filha, resgatava-a da
noite e das minhas garras de menino apaixonado por triciclos e
papagaios de papel, um menino que da sombra das mangueiras, apenas e
só, construía edifícios de muitos andares, que alguns deles,
tocavam o céu, e os beijos teus que me oferecias quando te despedias
da noite, brincávamos dentro de uma caverna forrada com pedaços de
cartão, e mais tarde, tive medo dos caixotes de madeira
(cuidado – frágil)
Um guindaste enferrujado vomitava sulcos de fumo,
havia no ar um enorme rosnar de um motor envelhecido, doente,
cansado, carregava, descarregava, imaginava-o suspenso nos teus
sonhos, e quando me deitava, e quando não dormia, acreditava, fazia
contas, imaginava quantos caixotes de madeira ele tinha
carregado/descarregado, até que desisti quando regressou a
Primavera, fiquei em liberdade condicional, libertei-me do enfadado
Inverno, chorei, sorri, gritei, pesadíssimas as minhas primeiras
botas calçadas num dia de geada, porra... que vida esta, diziam-me
eles
(do saudoso saudades de vós, perdedores insensíveis
das noites de luar, isto é um jogo, diziam eles, e nós vamos
ganhar, diziam eles..., dos filhos das filhas e das esposas e dos
esposos, e dos afilhados, ex-afilhados, novos, velhos transparentes
apressados para encontrarem lugar sentado na cadeira do senhor, à
direita, depois à esquerda, depois ao centro, e quem sabe, um dia,
os dois em lápides de ternura da comunhão solene apressadamente em
frio inverno, diziam-me eles, que, talvez, um dia, um dia vamos
ganhar, vamos, claro que sim Doutor... a vitória é sua; Ora
porra... será a águia... ou... a lápide com dois gajos, feios,
muito feios, perdidamente apaixonados pelo desespero, uivos, o
desterro, os dois mosqueteiros sem espada, cordas, enforcados num
simples plátano macho, uma lápide, duas fotografias a
preto-e-branco, de uma lado, o avô Domingos, e do outro, a saudosa e
querida avó Silvina, ao centro, o palavreado de sempre, datas de
nascimento, o dia em que partiram, e claro, nunca esquecer o dia da
derrota final, aquele da libertação, quando os prometidos soldados,
comandados por um General imune a corrupção, ao banditismo, e ao
trágico silêncio embarcadoiro por mares encastrados num castanheiro
como símbolo de armas, que coisa, loisa, loiça espalhada pelo chão,
e sempre esperando que o dito vento, aquele que como tu, também ele
transparente, um dia regresse e todos sejamos livres, livres como os
pássaros da casa de Favarrel – Carvalhais...)
E diziam-me eles que tudo seria temporário, as
botas, temporárias, a casa com divisões em panos de chita,
temporárias, e os sonhos não realizados, também eles
temporários..., “eras transparente como o vento, à procura de ti
transversalmente sobre as placas tectónicas do magma silêncio onde
poisavas os ombros, descansavas os braços, de ti, quando a pele se
ausentava do teu corpo, e fingia mergulhos secos em poços de
ninguém, víamos a maré através de uma janela, e dávamos as mãos,
porque éramos apenas crianças perdidas nas planícies das
bananeiras, ouvíamos ao longe os semáforos uivos dos pescadores
envergonhados quando das ondas chegavam até eles objectos cúbicos,
círculos de luz e lápides de mármore, dois gajos, um de cada lado
e ao cento um emaranhado de palavras, os gajos, salvo seja, feios,
imundos, e das palavras apenas, apenas? Apenas se os velhos marginais
de areia, conchas, moluscos, quitetas, deliciava-me, e no entanto,
sentia a tua falta, o teu sofrimento quando te levavam para longe,
dentro de um barco, e...”, dois, dois parvos embrulhados numa
lápide de papel, como carneiros vagueando debaixo do tecto do medo,
(cuidado – frágil, e percebi que estes comboios
não eram de brincar)
E eras transparente como o vento, e quando gritavas
o meu nome..., apenas sentia o vento enrolado nos tornozelos de um
embondeiro, e a tua voz, aos poucos, mergulhava-se-me como gotinhas
de água que desciam solenemente dos céu... até caírem
inocentemente sobre as placas tectónicas do magma dos teus lábios;
e sim, eras tu, nunca o duvidei.
(ficção não revisto)
@Francisco Luís Fontinha
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