terça-feira, 29 de julho de 2014

A Casa Amarela


Desejastes-me Senhora,
quando eu tudo tinha,
hoje, que não tenho nada,
vós, minha Senhora,
odiais-me...
pareceis, hoje, uma alminha,
denegrida,
deitada na madrugada,

Desejastes-me Senhora,
nas mansardas de Belém...
fazíamos amor olhando o rio,
triste, e habitado por chulos, putas... e Cacilheiros,
à janela,
os cigarros semeados numa casa amarela,
fumegavam, e gritavam... e gritavam... esta Senhora é bela,
bela Porcelana,
que rica Porcelana... ela!
Desejastes-me Senhora,
quando eu tudo tinha,
hoje, que não tenho nada,

vós, minha Senhora,
odiais-me...

O poeta é um fotógrafo de palavras,
um pintor de caricias e medos,
o poeta é... o poeta é um escultor...
molda, molda o corpo da minha Senhora bela,
do granito embalsamado...
que olhando outro rio,
não triste, não habitado por chulos, putas... e Cacilheiros,
vive como um coitado,

vós, minha Senhora,
odiais-me...

E ainda guardais dentro de um livro uma envelhecida flor,

Não morreu o poeta, não morreu a minha Senhora bela...
mas... mas morreu o amor,

E morreu a casa amarela.


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Terça-feira, 29 de Julho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário