terça-feira, 28 de agosto de 2012

Desde que o mar deixou de visitar-me

Esqueci-me de acordar
e de abrir a janela da manhã
como sempre o faço
desde que o mar deixou de visitar-me
antes de nascer o sol
muito antes...
muito antes de todas as luzes da cidade se extinguirem nos alvéolos do cansaço
o fumo do meu cigarro
recomeça nas profundezas dos socalcos pregados aos cortinados da montanha
o rio vomita faiscas de palavras que ninguém lê
e que todos prendem ao horizonte desgovernado e invisível e doente
muitos antes
os milhões de fantasmas que dormem nas ruas da cidade inventada
com um rio inventado
com mares e barcos e velas
inventadas
nas mãos de um mendigo
eventualmente
ausente das tardes de insónia
como o amoníaco dentro das paredes de vidro
muito antes...
muito antes de eu ser um velho marinheiro
deambulando pelos trilhos dos oceanos de luz
ausentes
ausente na minha própria manhã
e de abrir a janela
como sempre o faço
e hoje
e hoje me esqueci
e hoje
e hoje fiquei sem manhã
como sempre o faço
e hoje
e hoje não tive forças para a abrir
e olhar
e olhar o silêncio da paixão...
nas flores do amor
dos sorriso de mar
que são os olhos da saudade.

(poema não revisto)

Sem comentários:

Enviar um comentário