domingo, 14 de setembro de 2014

Enxada do cansaço


Quem és tu marinheiro
que habitas o meu corpo salgado...
que me aprisionas aos rochedos do medo
e te escondes nos esconderijos do silêncio
invento nomes
quando ela passa por mim
como o luar agachado na madrugada
de mão dada
com uma loira menina
como os muros de xisto
de socalco em socalco
oiço a enxada do cansaço lapidar os corações de pedra
e tu
marinheiro
dentro de mim como uma jangada
quem és tu marinheiro
que apodreces os meus ossos de cristal
e ela
tão bela
sem nome
sem... sem pedestal
caminha
palminha
os montes de papel com odor a amanhecer
sentada numa esplanada de brincar
oiço-as
as enxadas amaldiçoadas
no altar do Oceano
mulher que me acorrentas às palavras
e sofro
e sinto no meu olhar o teu nome que não o sei
quem
quem és tu marinheiro
que habitas o meu corpo salgado
meu amor
vou apelidar-te de Caravela
sem vela
sem rumo
correndo o meu corpo salgado
e tu
marinheiro
serás eternamente o meu comandante
que a solidão guiará até ao cais da ansiedade...



Francisco Luís Fontinha – Alijó
Domingo, 14 de Setembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário