sábado, 8 de julho de 2023

Feliz noite

 Mar adentro, este navio sem comandante,

Deste navio,

Ausente,

Mar adentro,

E peito para fora,

Gritavam,

Elas, sorriam…

E de mar adentro,

Até ao mar que regressou da outra margem,

Uma ponte,

Sem viagem.

 

Mar adentro, este navio sem motor,

À deriva num Oceano de insónia…

E da outra margem,

Ouviam-se os apitos dos homens envenenados pelo tédio,

E pela…

Ausência,

Se estar só,

E viver.

 

Mar adentro, deste navio sem rumo,

Neste navio de espuma,

Transformado em dias,

Entre noites dormidas,

Outras tantas perdidas,

E outras…

A voar.

 

Mar adentro, e tragam a tempestade,

E mandem vir, da outra margem,

A banda filarmónica.

Mar adentro para este corpo de insucesso,

Neste corpo nauseabundo…

De tanta palavra apodrecida,

Putrefacta,

E mar adentro, navio sem marinheiros,

Navio despido,

Que de esquina em esquina…

Procura sexo e poesia,

 

Mar adentro, enquanto respiro,

Enquanto afasto todas estas palavras apodrecidas…

Mar adento, de mim,

Sempre que me deitava num sítio…

Acordava num outro sitio,

Que não pertencia aos dois sítios anteriores.

E, no entanto,

Era tão feliz…

 

De mar adentro,

Fui andando,

Fui caminhando…

Enquanto o mar,

De dentro,

Depois lá fora, muito mais longe…

O triste mar adentro,

Traz o navio,

Dá-lhe um beijo de despedia…

E deseja-lhe feliz noite;

Meu querido.

 

 

 

08/07/2023

Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário