terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Um negro quadro de uma manhã de Sol

 

Se eu fosse uma obra de arte, qualquer que ela seja, gostava de ser um quadro negro; talvez porque o negro represente a noite, talvez porque o negro represente a tristeza.

Depois, depois imagino-me pendurado numa parede, uma parede sem janelas, uma parede, também ela, tal como a obra de arte, negra.

Quem vai olhar para uma obra de arte, um quadro pincelado de negro?

Quem vai olhar para uma parede, pintada de negro onde está pendurado uma quadro negro?

Claro que ninguém.

Assim vejo as minhas telas; negras, noite e tristeza.

Ninguém me faz triste. Nasci triste, cresci triste.

Mas será que toda a noite é triste?

Os meus pais, ambos falecidos por cancro, morreram durante a noite; ambos às 1:00h da madrugada. Concluo que para eles, a noite e devido ao elevado sofrimento, não foi de tristeza, mas de uma enorme alegria.

Para mim, essas noites foram de tristeza.

Mas acredito que em biliões de pessoas que habitam o planeta Terra, uma pelo menos, uma só, acha que um negro quadro é uma manhã recheada de Sol.

 

 

Alijó, 10/01/2023

Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário