quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pássaros de aço


Deixei de sonhar,
a vida entranha-se nos meus ossos tridimensionalmente aos soluços,
e eu, às vezes, percebia que havia uma parábola no meu olhar,
comecei a despedaçar imagens, comecei a desperdiçar curvas, quadrados e triângulos,
os sonhos iam desaparecendo, como a chuva, aos poucos, misturada com finíssimos raios de sol,
e em vez de sonhar,
comprava num quiosque das redondezas algumas gramas de noite,
pensava eu que era o esqueleto de verniz mais feliz da minha cidade,
não o era,
e... e nunca o fui,
depois regressaram aqueles malditos pássaros de aço,
tão esfomeados que, que comecei a trocar os poucos beijos que me sobejaram por andorinhas de papel,

(batem à porta)

É o meu vizinho a queixar-se que os meus sonhos não o deixam adormecer,
respondo-lhe que..., que eu não sonho,
que... que há muito deixei de sonhar,
escrever,
e amar,

(o tipo ateima que sim, que são os meus sonhos,
canso-me...
e mando-o foder com todas as letras...)

São tristes os candeeiros da minha rua,
não respondem às minhas questões e anseios,
ignoram-me...
e quantas vezes... nem servem para me iluminarem,
abaixo os candeeiros da minha rua,
a minha rua...
e esta estonteante cidade,
a que pertenço e que me engole a cada milímetro de solidão,

(batem à porta)

(o tipo ateima que sim, que são os meus sonhos,
canso-me...
e mando-o foder com todas as letras...)

Deixei de sonhar,
deixei de ver as sanzalas iluminadas pelo doce luar,
deixei de ouvir o melódico som dos mabecos,
e da espuma brilhante do mar do Mussulo,
dois ou três caixotes em madeira apodrecida,
e apenas uma pequena caixa de sapatos com um, com... com dois, talvez três sonhos,
um avião telecomandado,
e livros do meu pai,
um par de calções,
e... e alguns tarecos,
e os sonhos?
Deixei de sonhar e voava, e voava quando calçava as minhas sandálias de couro...

(batem à porta)

É o carteiro!


Francisco Luís Fontinha – Alijó
Quarta-feira, 11 de Junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário