quinta-feira, 4 de maio de 2023

As mansardas

 Até que o sono os separe, e que o vento lhes traga as mansardas com vista para o mar, depois veste o seu melhor fato, calça os seus melhores sapatos, e desaparece na sombra que a tarde começou a construir junto ao rio.

Era assim todos os dias.

Logo que acordava, puxava do seu primeiro cigarro, diga-se que o primeiro cigarro acorda sempre em pedacinhos de ternura e preguiça, acendia-o utilizando duas pequenas pedras, e ficava por ali…

A olhar as primeiras lágrimas da manhã.

Um dia, um dia disseram-lhe que estava proibido de vestir o seu melhor fato, de calçar os seus melhores sapatos e ainda muito pior…, estava rigorosamente proibido de desaparecer na sombra que a tarde construía junto ao rio.

Percebeu que lhe tinham retirado a liberdade de pensar e de ser.

E entre o ser e o não ser e o pensar, brinca aquele que nunca o foi, que é o invejoso e que quer ser, aquilo que o outro já foi.

Abro a janela.

Fecho a janela.

Sento-me sobre a cama.

Levanto-me da cama.

E eu que sou um apaixonado por pássaros, que amo todos os pássaros, e isto e aquilo…

E estes, sem qualquer respeito por mim, respeito nenhum, enviam-me um telegrama em forma de merda; o telegrama mais temível que o ser humano pode receber.

E o sono os separou enquanto uma abelha construída em fibra de carbono poisou na sua mão de porcelana, e confesso, de abelhas em carbono nada percebo, apenas que as mansardas com vista para o mar, para o meu mar, são as colmeias da madrugada, quando acorda o dia, e sobre as árvores, um triciclo a motor desenha círculos de insónia com lábios em quadriculado sorriso…

Nasce assim, a minha primeira abelha em fibra de carbono;

A doce “agora não posso”.

 

 

 

Bragança, 04/05/2023

Francisco Luís Fontinha

Sem comentários:

Enviar um comentário