quinta-feira, 11 de abril de 2024

Por ti

Por ti

Oiço o Oceano Pacífico online, e por ti

Deixei de ouvir a TSF,

Não sei, irrita-me.

Por ti, oiço o Oceano Pacífico online, fecho os olhos, e sinto todo o mar dos teus olhos, a aproximar-se, dos meus olhos.

 

Fechos os olhos e estou sentado no jardim, finais de 80 e princípios de 90.

E por ti, agora, oiço

O afagar da tua voz quando os meus olhos te olham como se fosses o único raio de sol da manhã,

No entanto,

Oiço o Oceano Pacífico online.

 

Por ti

Oiço,

Que direi, a cada poema que eu escrevia no silêncio da sombra dos plátanos,

Tenho saudades, de quando me vestias de plátano, davas-me a mão…

E só acordávamos quando a tua mãe te perguntava

Quem era o poeta.

 

Por ti,

Oiço o Oceano Pacífico online…

E claro, eu só posso estar maluco

Quando o Oceano Pacífico online me traz uma Lisboa urbana, arranjadinha, traz-me um rio, putas, traz-me o mar e a Calçada da Ajuda.

Traz-me Belém.

Traz-me Santa Apolónia,

Santarém,

E trazia-me droga.

 

Oiço o Oceano Pacífico online, sou transportado em viagem acessória,

Com pouca bagagem,

Para um outro apeadeiro, que juro, jamais quero voltar;

E juro que rezo,

Nunca mais essa fotografia olhar.

 

Por ti,

Oiço…

Hoje.

O Oceano Pacífico online.

 

(Francisco)

11/04/2024

Sem comentários:

Enviar um comentário