quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A oração

Alguma coisa vai acontecer, pensava eu,
Descerro os cortinados da noite, abro cuidadosamente a janela, e nada, não aconteceu nada,
Alguma coisa vai acontecer, pensava eu, e todas as noites antes de adormecer poisava entre os lírios travestidos que passeavam na rua junto ao rio, e antes de adormecer, todas as noites antes de adormecer não acontecia nada,
O quarto descia a avenida e o espelho do guarda fato sorria-me,
- Amanhã vai acontecer,
E o candeeiro que acabava de se desviar do meu quarto que descia a avenida, e junto ao rio,
- Amanhã vai acontecer,
E hoje
E hoje quando acordo,
Nada,
Não aconteceu nada,
O dia de ontem uma fotocópia do dia de hoje,
- Amanhã vai acontecer, pensava ele enquanto descia a avenida junto ao rio e se desviava do candeeiro semeado no centro do passeio, pensava eu,
Que ignorante semeia candeeiros no centro de um passeio onde caminham quartos, salas de estar, cozinhas e corredores?
Para não falar nas varandas e nas casas de banho,
Alguma coisa vai acontecer, pensava eu,
- Amanhã vai acontecer,
O quarto acorda e uma mão cansada poisa no meu rosto,
- Bom dia filho,
E nada, hoje quando acordei não aconteceu nada,
- Bom dia meu filho dormiste bem?
E eu, e eu respondo-lhe,
- Sinceramente mãe se dormi bem? Descerrei os cortinados da noite, abri cuidadosamente a janela, e nada, não aconteceu nada,
E claro que não dormi bem,
Alguma coisa vai acontecer, pensava eu,
E repetidamente antes de adormecer como se fosse uma oração Alguma coisa vai acontecer Alguma coisa vai acontecer Alguma coisa vai acontecer Alguma coisa vai acontecer Alguma coisa vai acontecer,
Alguma coisa vai acontecer, pensava eu,
E nada,
Nada acontece.

(texto de ficção)

Sem comentários:

Enviar um comentário